Possíveis causas pelas quais você está perdendo cabelo

Quando a quantidade de cabelo perdida diariamente ultrapassa os 150 fios, é hora de se preocupar! Garantir que o cabelo receba o cuidado adequado, o quanto antes, é essencial para que o problema seja controlado com eficácia.

Para isso, devem ser feitos exames que avaliem como a queda começou, fatores genéticos e outros aspectos importantes. Conheça, abaixo, alguns dos possíveis motivos que podem estar causando a queda excessiva de fios:

Algumas razões comuns para perda de cabelo:

Estresse físico ou emocional

A perda excessiva de cabelo pode ser um sinal de estresse. Isso acontece porque, algumas vezes, o estresse pode afetar o sistema circulatório periférico e resultar em um aumento na queda dos fios. Se for este o seu caso, a boa notícia é que o cabelo pode sim voltar à aparência normal e saudável. Para isso, deve ser feito um tratamento específico, que pode envolver o uso de suplementos nutricionais ou loções especiais. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um especialista e o tratamento deve ser baseado em resultados de exames.

Tireoide

Fios caindo mais do que o normal também podem ser sinal de problemas na tireoide. Esta é uma glândula do pescoço, responsável por regular as funções de diversos órgãos e pela produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Quando a quantidade produzida é menor ou maior do que a necessária para o correto funcionamento do organismo, a pessoa apresenta hipotiroidismo ou hipertireoidismo. Ambos os casos podem causar perda de cabelo. Tratar a doença e regular a produção de hormônios é a melhor maneira de solucionar a queda capilar causada por disfunções na tireoide.

Dieta desequilibrada

Cuidar da alimentação também é importante para manter a saúde capilar. A falta de algumas vitaminas e proteínas no organismo pode ser o motivo para seus cabelos estarem fracos e quebradiços. Se este for o diagnóstico para a sua perda de fios, vale a pena investir em uma dieta nutritiva mais equilibrada e rica em alimentos que contenham ferro. Além disso, nutrientes como o zinco, o ferro e o selênio e as vitaminas do complexo B são substâncias que ajudam a manter o cabelo forte.

Excesso de procedimentos químicos

Esta é uma causa de perda capilar mais comum entre as mulheres. Ao longo da vida são muitos os procedimentos químicos feitos em salões de beleza (ou até mesmo em casa) para mudar o visual. É importante saber que usar muita tintura ou fazer processos como alisamento podem ser a razão para os seus fios estarem caindo ou acabarem caindo no futuro. Substâncias como o formol podem ser muito prejudiciais ao cabelo, danificando a estrutura dos fios, e não fazer os tratamentos pós-química recomendados pode piorar o problema.

Calvície 

Já a calvície é mais comum entre os homens, chegando a atingir quase 50% deles depois dos 50 anos. As causas, geralmente, são genéticas ou hormonais e os primeiros sinais já podem ser percebidos durante os 20 ou 30 anos.
Cabelos finos, “falhados” e entradas são algumas das principais características deste tipo de perda de cabelo. A tricoscopia é um exame rápido e indolor que ajuda a diagnosticar a doença precocemente. O correto diagnóstico é imprescindível para garantir um tratamento eficaz no controle da calvície.

Cuide da saúde dos seus fios: descubra quais são as causas da perda de cabelo e tenha acesso a tratamentos adequados!

COMENTÁRIOS